Indicado para todas as idades o método tem como objetivo fortalecer e alongar os músculos e promover a melhora das articulações.
Movimentos suaves são feitos sem pressa e com muito controle, o alinhamento postural e a respiração coordenada são importantes em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.
Já na primeira aula é comum o aluno perceber se vai gostar ou se adaptar ao método. Segundo o próprio Joseph Pilates:"Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo".
O Pilates
O método Pilates foi criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates que, desde criança sofria de asma, raquitismo e febre reumática.
Sua determinação em se tornar fisicamente mais forte o levou a estudar varias formas diferentes de movimento durante toda sua vida. Na juventude, estudou e se tornou especialista em cultura física, mergulho e ginástica.
Durante a Primeira Guerra Mundial, em 1912, Joseph Pilates ganhava a vida na Inglaterra, como lutador de boxe, e foi considerado um inimigo estrangeiro sendo preso em um campo de concentração.
Pilates tornou-se então enfermeiro e treinou os outros estrangeiros com os exercícios de cultura física que havia criado. Sua técnica só foi reconhecida quando nenhum dos internos daquele campo sucumbiu a uma epidemia de gripe que matou milhares de pessoas na Europa em 1918.
Em 1926, Pilates mudou-se para os Estados Unidos e fundou um Studio na cidade de Nova Iorque, denominando seu método por"contrologia".
Joseph Pilates viveu uma vida longa e saudável, morreu em 1967, aos 87 anos. Desde então o método cresceu muito e hoje em dia não é usado mais somente como atividade física, mas também para fins de reabilitação e tratamento de uma grande variedade de patologias.